PAGAMENTOS ATÉ 3X SEM JUROS, EM ENCOMENDA A PARTIR DE 75€ (KLARNA®)
  Blog

Importância de Lavar e Higienizar as mãos

Escrito em 14 de maio de 2020

Importância de Lavar e Higienizar as mãos

Lavar as mãos é ato reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.

Como e quando lavar as mãos?

Para higienizar, o ideal é água e sabão, porque a água sozinha, neste caso, não é o suficiente para eliminar vírus e bactérias.

A recomendação é de sempre lavar as mãos:

·        Antes e após o preparo de alimentos;

·        Antes de comer;

·        Antes e após tratar qualquer machucado, principalmente em crianças;

·        Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes;

·        Sempre depois de usar o WC.

 

E pode usar-se gel desinfectante?

Quando não se tem maneira de lavar as mãos, podem usar-se os géis desinfectantes -mas apenas os que têm álcool a mais de 60%. Também a sua eficácia depende da utilização, ou seja, devem ser esfregados na mão como se estivesse a lavá-las

 

Higienizar as mãos é fundamental, mas hidratá-las também é preciso!

Tão importante quanto higienizar as mãos, é hidratá-las. Lavar as mãos excessivamente, assim como utilizar o álcool 70% com maior frequência, pode ressecar a pele causando fissuras e rachaduras, porta de entrada para outro tipo de contaminação: a contaminação por bactérias.

Por isso, para evitar qualquer desconforto, lembre-se de utilizar cremes e hidratantes adequados para as mãos, sempre que possível. No caso do uso do álcool em gel, é necessário aguardar a secagem total do produto para utilizar o hidratante.

Além de todos os cuidados com a assepsia e a hidratação das mãos, é importante lembrar que manter as unhas mais curtas também ajuda na prevenção. Ao mantê-las menores, o acúmulo de sujidade no espaço entre a unha e a pele diminui, reduzindo o risco de transmissão de doenças.

 

Indicação de Produtos disponíveis:

https://www.kenko.pt/product/hand-plus

https://www.kenko.pt/product/spray-antibacterial-propolis-2